logo

Atualidades

Em defesa do Assentamento Irmã Dorothy, deputado recorre à juíza


Por Adrielle Piovezan

img
Atendendo a uma reivindicação do deputado estadual Ezequiel Fonseca (PP), a juíza titular da Vara Especializada de Direito Agrário, Adriana Sant'Anna Coningham vistoriou na manhã de quarta-feira (26), a área do assentamento Irmã Doroty, na comunidade Sítio Paraíso, no município de São José dos Quatro Marcos.
 
As 52 famílias de trabalhadores da agricultura familiar assentadas aguardam o título definitivo da área desde o ano de 2005, no entanto, a reunião de conciliação entre os assentados e proprietários aconteceu somente na manhã de hoje (27), após inúmeras reuniões com os representantes da Superintendência Regional de Mato Grosso (Incra) e Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat).
 
Defensor da agricultura familiar, o deputado destacou a importância em promover a melhor distribuição da terra às famílias a fim de garantir justiça social, desenvolvimento rural sustentável e aumento de produção. Durante reunião, o presidente do Assentamento, Lucivaldo Jardim dos Santos (Badú), agradeceu o apoio e luta do deputado.
 
Em audiência, a juíza apresentou duas propostas, a primeira seria encaminhar para o INCRA a compra da área de 1,2 hectares e segunda, através do crédito fundiário. A proprietária da fazenda escolheu a primeira opção a fim de solucionar o impasse.
 
Atualmente, o meio de subsistência das famílias é por meio da produção de leite, banana, milho, mandioca, entre outros mantimentos. A fazenda distribuída em lotes fica distante há 42 quilômetros do município.
 
Adrielle Piovezan

MATO GROSSO

Exportação de carne bovina em MT registra maior volume da história em 1 mês

Estado embarcou 83 mil toneladas e faturou mais de US$ 356 milhões no primeiro mês de 2026. O resultado representa aumento de 53,18% em comparação com janeiro do ano passado.


PRESO INJUSTAMENTE

Justiça inocenta jovem que respondia por furto no lugar do primo dele em Cáceres

Justiça decretou "nulidade absoluta" do processo após constatação de que primo usou dados da vítima indevidamente


BRASIL

Pesquisa diz que 73% dos brasileiros apoiam fim da escala 6x1

Apoiadores ressaltam que a medida deve ser sem redução de salário

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.